No dia 27 de maio, andando pela Praça do Campo Grande em Salvador, parei para ver o movimento dos fãs de Ivete Sangalo que se aglomeravam na entrada do condomínio onde mora a cantora. Lembrei dos anos 80 e do sucesso popular de Gal Costa, que morava no mesmo prédio. Frevos no carnaval, programas de TV, capas de discos... Imaginei os fãs de Ivete exibindo LPs como estandartes, ilustrando e colorindo aquela tietagem performática. Pensei em entrar no meio deles com meus colegas da UFBA empunhando vinis de Gal Costa... Desde esse dia passei a levar os elepês de Gal para passear comigo, para que respirem novamente os ares das ruas onde, em outros tempos, transitavam das lojas para as casas, das casas para as festas, para outras casas, escolas... Além da arte e da perfomance, confesso que essa ação consiste basicamente em algo que não cabe em mim sozinho e por isso divido, tornando-me exposição ambulante pelas ruas das cidades e convidando as pessoas para interAÇÕES originais onde quer que estejam e sem manual de instruções. A ação terminou quando a musa lançou seu disco "recanto" em dezembro de 2011.

domingo, 3 de julho de 2011

03 de julho - Campinas / SP - Cafofo de Caras

 Levando os elepês de Gal para passear em Campinas-SP
ParticipAÇÃO na Parada Gay de Campinas
 Chegada no cafofo de caras


 

 



Com o pessoal da pesada no cafofo de caras!
                                                                                         Cléa, Samuca, Ed, Laerte, Rodrigo, Matheus...

02 de julho - Festival de Apartamento - Campinas

Torre do castelo - Campinas 
registro: Antonio Dias

 





 


X Festival de Apartamento em Campinas-SP.
registros: Murilo de Paula

02 de julho, 2011

01 de julho - SAMPA







... enquanto isso, no Tribuna da Bahia Online:

Valdemir Santana 
Boa Terra
Publicada: 01/07/2011 00:05

Vinil de Gal na festança de Ivete


Os antigos discos de vinil de Gal Costa entram numa curiosa guerra do mercado musical baiano. O artista performático carioca Arthur Scovino, que é também estudante de Belas Artes na Universidade Federal da Bahia, anda para todos os lados com uma pilha de discos lançados pela cantora nos anos 1960 e 1970, os clássicos Long Play. Por onde passa chama a atenção de propósito.
Agora Scovino anuncia que vai levar os discos para a porta do “Edifício Morada dos Cardeais”, no Campo Grande, onde a cantora mora, e se infiltrar no meio dos fãs da cantora Ivete Sangalo, que mora no mesmo prédio. A estratégia está no blog elepesdegalcosta.blogspot.com mantido pelo artista. Na verdade não chega a ser uma briga, mas um divertido confronto de épocas e tecnologias do mercado fonográfico.
Scovino é um provocador cultural com bom humor sem limites. Mora há dois anos em Salvador e nem precisa dizer que é doido por Gal Gosta. Vive com uma pilha de elepês que vai exibindo de propósito quando anda de ônibus, só para atiçar a curiosidade do passageiro que senta ao lado. E sempre dá certo, como mostram as fotos que posta no blog.

Novidade para pirralho 

Os discos viajam com Scovino para o interior. Foram juntos passar o São João na região de Irecê e foi pura festa com uma pilha de discos levada para o meio do show de forró. Numa foto de um tradicional casamento caipira, que faz parte da festa junina, Scovino aparece segurando o disco “O sorriso do gato de Alice”, um ícone da carreira de Gal Gosta.
Antes da festa na cidade de Mairi, o blogueiro e performático fez uma saudável cooptação cultural de Paulinho Nunes, um pirralhinho de seis anos, que nunca tinha ouvido o som de um elepê. O garoto ajudou a carregar a pilha de discos até uma casaonde existe um toca disco antigo, próprio para o LP. Anteontem ele postou a foto do restaurador Dílson Argolo fazendo doação de discos antigos para coleção.





Valdemir Santana 
Boa Terra
Publicada: 01/07/2011 00:05

quinta-feira, 30 de junho de 2011

30 de junho

 Aula de Restauração de obra de arte no Ateliê do professor José Dirson Argolo.


Contaminando a instalação de Cassia na EBA


ParticipAÇÃO do Professor Adriano Castro
no passeio com os elepês de Gal.


Valdemir Santana

As pessoas me pararam nas ruas para perguntar sobre os elepês. 
É curioso pensar que levá-los na mão é realmente uma performance
 16 anos após o último disco de Gal lançado em formato de vinil. 


Sono...

registros: Janusberg
30 de junho, 2011

quarta-feira, 29 de junho de 2011

29 de junho





Geralmente quem senta ao meu lado nos ônibus acaba pedindo para ver os elepês.
 Luis Cesar prometeu doar um disco e ainda deu umas dicas pra edição do portfólio.




Atelier do aluno da Escola de Belas Artes




A poética do tamborete de Bené Fonteles indicado pela professora Viga Gordilho na aula de Pintura 1. Inspirador!













Capuccino
Shopping Barra



registros: Arthur Scovino
29 de junho, 2011

terça-feira, 28 de junho de 2011

28 de junho




 Participação do professor de restauração José Dirson Argolo trazendo seus Lps de Gal... 
 mais dois que faltavam na coleção.
 registro: Larissa Vargas

     




                 Com os amigos na EBA
                        registro: Janusberg Barbosa







               






"O sorriso do Gato de Alice"
Confirmando a participação no X Festival de Apartamento em Campinas-SP    http://festivaldeapartamento.blogspot.com/
dia 02 de julho com os Elepês de Gal...
Salve o 02 de Julho!
















                               


"Zmário passeando na Chapada Diamantina com Gal, Hélio, Deleuze e Guattari"
participAÇÃO de Zmário durante feriado de São João no Capão-BA
registros: Zmário


28 de junho, 2011

segunda-feira, 27 de junho de 2011

27 de junho

Depoimento para o I Circuito Regional de Performance BodeArte em Natal 
de 04 à 09 de julho de 2011.
http://circuitobodearte.blogspot.com/


Sou carioca e moro em Salvador desde 2009, quando entrei na Escola de Belas Artes da UFBA.
Ainda que minha curiosidade e inspiração sempre estivesse no nordeste, entendi que somente a vivencia faria sentido para tudo que buscava em minha produção. Artistas como Ayrson Heraclito, Zmário e Paulo Bruscky são exemplos da fusão arte-vida-tempo-espaço que me inspira e justifica essa troca da centralizada cena artística RJ/SP pela pluralidade nordestina que briga por mais espaço no resto do Brasil.
Já trabalhava com performance para vídeo e fotografia, mas pude entender realmente o que eu produzia quando cheguei em Salvador.
Convidei dois amigos da Escola de Belas Artes, Gabriel Guerra e Carol Santana, para participar de um coletivo, o Grupo Mi_Zera (www.grupomizera.blogspot.com) onde vivenciamos arte contemporânea através de ações que caminham juntamente com nossa ideologia, personalidade e expectativas pro futuro como jovens artistas brasileiros.
Vivemos um momento em que surgem diversos coletivos de performance, confirmando uma preferencia atual por essa linguagem onde artistas do mundo inteiro expressam suas poéticas costuradas em suas próprias vidas e ao mesmo tempo em grupo, interagindo não somente com o público, mas com outros artistas. Percebo que festivais e eventos de performance têm sido lugares fundamentais para o pensamento em arte contemporânea.
Essa sempre foi minha relação com a arte. Está em mim o tempo inteiro e não somente quando produzo telas ou esculturas que possam ser expostas em galerias ou comercializadas. A performance é minha poesia visual, uma marca de meu processo artístico que agora as Instituições oficializam, mas que sempre foi visto e percebido por quem me conhece.
A ação "Levando os elepês de Gal para passear" que mostro aqui, ilustra esse depoimento, onde além da arte e da perfomance, confesso que consiste basicamente em algo que não cabe em mim sozinho e por isso divido, me transformando em exposição ambulante pelas ruas das cidades e convidando as pessoas para interAÇÕES originais onde quer que estejam e sem manual de instruções.

Arthur Scovino.



                                              Vídeo de Rogério Veloso
                                          Salvador, 22 de junho de 2011




  



  Despedida dos amigos Luiz Felicio e Lia Britto que voltam para o Rio de janeiro.


               




 Intervenção na pintura do professor Luiz Mario durante aula de técnica com acrílica.


               


    Participação online do Fórum do I Circuito Regional de Performance  BodeArte.










                                                           registros: Arthur Scovino
                                                                                  27 de junho de 2011