No dia 27 de maio, andando pela Praça do Campo Grande em Salvador, parei para ver o movimento dos fãs de Ivete Sangalo que se aglomeravam na entrada do condomínio onde mora a cantora. Lembrei dos anos 80 e do sucesso popular de Gal Costa, que morava no mesmo prédio. Frevos no carnaval, programas de TV, capas de discos... Imaginei os fãs de Ivete exibindo LPs como estandartes, ilustrando e colorindo aquela tietagem performática. Pensei em entrar no meio deles com meus colegas da UFBA empunhando vinis de Gal Costa... Desde esse dia passei a levar os elepês de Gal para passear comigo, para que respirem novamente os ares das ruas onde, em outros tempos, transitavam das lojas para as casas, das casas para as festas, para outras casas, escolas... Além da arte e da perfomance, confesso que essa ação consiste basicamente em algo que não cabe em mim sozinho e por isso divido, tornando-me exposição ambulante pelas ruas das cidades e convidando as pessoas para interAÇÕES originais onde quer que estejam e sem manual de instruções. A ação terminou quando a musa lançou seu disco "recanto" em dezembro de 2011.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Programação Exposição na Galeria ACBEU Salvador de 04 à 11 de setembro de 2012

                                                                                                                                   
TERÇA, 04/09

 19:00 - Galeria ACBEU: Abertura.


QUARTA 05/09

 17:00 - Praça do Campo Grande. "Café com Zmário". - artista convidado: Zmário.
 19:30 - Galeria ACBEU: "Um cantinho, um violão" - artista convidado: André Cerqueira


QUINTA 06/09

 17:00 - Galeria ACBEU: "bate-papo-toca-disco".
 19:00 - Galeria ACBEU: "um cantinho, um violão" - artista convidado: Carlos Barros
 19:30 - Galeria ACBEU: "Gabriela".  artistas convidados: Grupo Mi_Zera.


SEXTA 07/09

17:00 - Praça castro Alves:
"Pôr do Sol, Índia e o Poeta". (Levando os elepês de Gal para passear...)


SÁBADO 08/09

 17:00 - Galeria ACBEU: "Bate-papo-toca-disco"
 19:00 - Galeria ACBEU: "Minha voz, minha vida". - artista convidada: Cláudia Cunha.


DOMINGO 09/09

16:00 - Farol da barra:
 "Um dia de domingo". - artistas convidados: professores e alunos do CEEP Artes e Design. (Levem os elepês de Gal para passear...)


SEGUNDA 10/09

17:00 - Galeria ACBEU: "Bate-papo-toca-disco"
19:00 - Galeria ACBEU: "Um cantinho, um violão". - artista convidada: Sandra Simões.


TERÇA 11/09

19:00 - Galeria ACBEU: "Feliz aniversário, Malu". - artista convidado: Edu O.
19:45 - Galeria ACBEU: "Um cantinho, um violão". - artista convidado: Dão.


         

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Levando os elepês de Gal para passear na Galeria ACBEU - Salvador BA

Quase tudo pronto para a exposição na Galeria ACBEU em Salvador que acontecerá de 04 à 11 de setembro. Dessa vez o tema será a participação do público, artistas e amigos durante os sete meses de passeios com os elepês de Gal. São muitas fotografias, vídeos, performances de artistas convidados e algumas surpresas... Em breve posto a programação completa.

foto de Erivan Morais

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Bazar Som Três


Sabe onde encontrar seus elepês favoritos em Salvador? O Bazar Som Três é um dos apoiadores da Ação "Levando os elepês de Gal para passear..." que estará na programação da Galeria ACBEU Salvador de 04 à 11 de setembro. Fale com o Haniel que curtiu o blog para ter um desconto leGAL na compra de discos. Bazar Som Três fica na Rua do Paraíso, 34 - Bloco A - Loja 4. Conj São Bento - Centro - Salvador. tel (71) 32663519 


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Apoio AlphaGraphics



A Alphagraphics é o mais novo apoiador da exposição "Levando os elepês de Gal para passear..." de 04 à 11 de setembro na Galeria ACBEU - Salvador. Tenho enorme prazer em dar essa notícia não somente pela importância de ter um apoio como esse nesse projeto, mas porque eu consegui recriar capas de Lps  devido a alta qualidade das impressões em papel duplex. Vale conferir a instalação na exposição "Paraconsistentes" que está no Goethe Institut ( ICBA) até 18 de agosto. 






________________________________________________________________________________




Sabe onde encontrar seus elepês favoritos em Salvador? O Bazar Som Três é um dos apoiadores da Ação "Levando os elepês de Gal para passear..." que está na exposição "Paraconsistentes" até 18 de agosto no ICBA. Fale com o Haniel que visitou a exposição para ter um desconto leGAL na compra de discos. Bazar Som Três fica na Rua do Paraíso, 34 - Bloco A - Loja 4. Conj São Bento - Centro - Salvador. tel (71) 32663519 

 



domingo, 15 de julho de 2012

domingo, 10 de junho de 2012

Exposição "Paraconsistentes" no Goethe Institut - ICBA - Salvador

Instalação "Levando os elepês de Gal para passear..."
Exposição "Paraconsistentes - 25 artistas contemporâneos da Bahia
Curadoria: Alejandra Muñoz
Galeria do Goethe Institut - ICBA. Salvador de 15 de junho à 18 de agosto de 2012

A instalação "Levando os elepês de Gal para passear..." é um desdobramento da performance homônima realizada entre maio  e  dezembro de 2011. Registrada e postada diariamente no blog www.elepesdegal.blogspot.com, com participações do público, amigos e artistas, a ação era normalmente fotografada por outras pessoas, mas aqui selecionei apenas fotos feitas por mim, o que acabou se configurando em um novo trabalho. Capas originais dos elepês de Gal (objetos exclusivos da performance), são intercaladas com fotografias em formato de novas capas recriadas especialmente para essa instalação. Com exceção da foto "o índio do Tororó", única realmente pensada e  produzida para fotografia durante o processo criativo e performático, as outras são imagens de momentos onde estava com câmeras comuns ou até mesmo de celular.

_______________________________________________________________________________

catálogo

_____________________________________________________________________________


CONVITE:

Abertura da Exosição "Paraconsistentes - 25 artistas contemporâneos da Bahia"

"O índio do Tororó" / Índia
Parte da Instalação "Levando os elepês de Gal para passear..."


Abertura: 14 de junho às 18:30
Horário de visitação: 9h às 18:30 (seg-sex), 9h às 13h(sáb)
Entrada franca.

domingo, 27 de maio de 2012

Um ano!


Hoje faz um ano que passei pelo Corredor da Vitória com minhas amigas Aila Canto e Débora Luz e fiquei fascinado com a algazarra que os fãs de Ivete Sangalo faziam na porta do prédio onde mora a cantora. Sabendo que Gal Costa também morava lá, comprei alguns discos e e voltei ao lugar para fazer uma intervenção com minhas amigas levantando os elepês de Gal entre os fãs de Ivete. Quando voltei eles não estavam mais lá. Resolvi voltar no dia seguinte e no outro, mas nada de fãs de Ivete na Morada dos Cardeais. Passei a levar os elepês de Gal para passear onde quer que eu fosse até que ela lançasse um disco novo. Pessoas do mundo todo participaram dessa poesia comigo e um dia até Ivete passeou com os elepês de Gal com meu amigo Samuel de Assis. Empolgada com a história toda e dizendo que é muito fã de Gal, Ivete disse que seus fãs estavam lá naquele dia 27, pois era seu aniversário. Agora eu posso dar os parabéns à Ivete por seu aniversário e também comemorar um ano dos passeios com os elepês de Gal e agradecer a todos os amigos que participaram acompanhando, escrevendo mandando fotos, levando seus elepês de Gal para passear... Obrigado por fazerem essa história comigo!

segunda-feira, 26 de março de 2012

"Coleção"




Ensaio fotográfico produzido por Adriana Dil e Tauani Santos e apoio de Edgard Oliva
Escola de Belas Artes - UFBA - março de 2012.



domingo, 8 de janeiro de 2012

Levando os elepês de Gal para passear... (MAM-BA)

    Foto: Erivan Morais

Ação Coletiva - 11 de dezembro, 2011
Museu de Arte Moderna da Bahia

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

13 de dezembro - Ilha de Maré com Grupo MAMETO CNPq





"Levando os elepês de Gal para passear em Ilha de Maré"
Mostra de Performances "Mulheres de Renda" com Gupo MAMETO CNPq
fotos: Gabriel Guerra




domingo, 11 de dezembro de 2011

Ação Coletiva: Levando os elepês de Gal para passear no MAM-BA.



     Fotos: Erivan Morais




...Foi massa! Não foram as 150 pessoas de uma vez, mas durante o pôr do sol foi chegando mais gente e fizemos muitas fotos... Acho que nem deu pra falar com todo mundo direito, desculpem se não reconheci alguém... Agradeço à Erivan Morais por toda a gentileza, aos amigos pela presença e cumplicidade, e todas as pessoas que já estavam lá que também participaram. Em breve postarei mais fotos aqui (ainda não tenho internet na casa nova), rs!


Aos amigos que não puderam ir: o MAM agora é meu quintal! rs Vamos outras vezes... Valeu, gente!!!


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


...às 23:30 no Recanto dos Aflitos:

   ...coleção de elepês de Gal no novo Recanto!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------



Até hoje me perguntam por que eu troquei o Rio de Janeiro por Salvador. Dizer que minha alma é baiana nem sempre foi suficiente. Há três anos deixei minha cidade maravilhosa, família e amigos para viver na Bahia. Entrei na Escola de Belas Artes da UFBA, casei, fiz amigos incríveis e sigo fazendo minha poesia nessa cidade que sempre foi minha inspiração. Agora vivo entre a dificuldade da separação, morar sozinho sem grana, e o apoio carinhoso desses amigos queridos que a Bahia me deu nesse curto período aqui. Queria agradecer, mas nem sei se é preciso. Quanto mais me perguntarem por que eu vim morar aqui, mais razões eu tenho para dizer... Não é pelo que eles fazem por mim - por isso não estou agradecendo - mas pelo que eles são. Meus pais ainda contam os dias para eu me formar e voltar pro Rio, mas acho que não volto mais. Essa cidade é linda porque a gente mora aqui! 

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CONVITE - AÇÃO COLETIVA

DOMINGO, 11 de dezembro às 17:00 no MAM-BA.

Gostaria de convidar todos os amigos que acompanharam e participaram dos passeios com os elepês de Gal durante esses seis meses para uma Ação Coletiva no pátio do MAM -BA no próximo domingo, 11 de dezembro às 17:00. Levarei os 150 LPs de Gal que juntei todo esse tempo, saindo do meu novo recanto na ladeira dos Aflitos em direção ao MAM para comemorar o "Recanto" de Gal Costa sobe o pôr do sol na Baía de Todos os Santos. Fotos de Erivan Moraes e Marcondes Dourado. 





meu novo recanto

o recanto de Gal



06 de dezembro - Lançamento do disco "Recanto"


Quando o cd chegará nas lojas em Salvador? Saraiva e Cultura ( as únicas além das Americanas ) disseram que só dia 15...
Enquanto isso, vale essa fotomontagem feita por Gabriel Guerra com o possível vinil "recanto" de Gal Costa, e também, como todo sucesso, os arquivos em MP3 que já rolam nas redes.
Após seis anos sem gravar, finalmente o disco novo de Gal Costa com músicas surpreendentes e letras fortes que só Caetano poderia fazer.  
A partir de hoje não levarei mais os elepês de Gal para passear todos os dias. Sei que não será fácil. Talvez até os leve e só perceba na metade do caminho. Não vou entrar nessa de desapego, de altas reflexões, etc. Se ainda me virem  com os LPs de Gal nos braços não estranhem... A obra está aberta. O "reality show" continua e agora é o momento de curtir os dois  recantos (casa e disco) e preparar a ação coletiva do dia 11 no MAM e outras que estão por vir.  

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

CULTURA página inicial
06/12/2011 - 22:00
ARTHUR E OS ELEPÊS DE GAL COSTA PELA CIDADE DO SALVADOR, P/ LÍGIA AGUIAR


enviar para um amigoimprimirtamanho da letra 


Foto: DIV
Artur Scovino e sua performance pelas ruas da cidade
 
Você já encontrou pelas ruas da cidade, um jovem rapaz, portando antigos elepês de Gal Costa?
Não, ele não quer vender os vinis! Trata-se do artista carioca Arthur Scovino, estudante de artes na Escola de Belas Artes Da UFBA, que realiza a criativa performance  intitulada "Levando Os Elepês De Gal Para Passear..."
A ideia surgiu ao ver uma aglomeração de pessoas, em frente ao prédio onde Ivete Sangalo e Gal Costa moram, no Campo Grande. Eram tietes De Ivete Sangalo, que comemoravam o aniversário da cantora.
Fã incondicional de Gal Costa, Arthur explica: "levo os elepês de Gal para passear comigo, para que respirem novamente os ares das ruas onde, em outros tempos, transitavam das lojas para as casas, das casas para as festas, para outras casas, escolas" acredita o artista.

Incansável, há seis meses, Arthur leva os elepês De Gal para todos os lugares que ele vai, seja para a praia, eventos, bancos, universidade, até mesmo em viagens à convite para dar palestras sobre esse processo artístico.

A performance é também interativa, várias pessoas amigas ou não,personalidades, artistas, transeuntes, amigos que moram em outros países, se deixam fotografar com os Lps.

Para mim esta é uma das propostas artísticas mais criativas dos últimos tempos. Um refinamento de ideias. Em seu teor contém finos ingredientes, que dão o toque essencial a ação: alegria, emoção, reflexão, interação, humor, além dos fatores tempo/espaço, que conduzem todo o processo criativo.

Em sua poética, Artur Scovino, ao mesmo tempo, reúne a sua preferência musical, o prazer, aliadoao propósito artístico.

São quase sete meses que os elepês fazem parte do cotidiano desse performer como se fosse uma extensão do seu corpo, uma exposição ambulante.

Que eu saiba é a mais longa performance que se tem notícia. O término está previsto para o dia 06 de dezembro de 2011, quando Gal Costa lançará o novo álbum musical - após seis anos de jejum musical - intitulado Recanto, produzido pelo Doce Bárbaro Caetano Veloso e sua cria Moreno Veloso. Em março ela levará sua voz aos quatro cantos do país.

Considero a ação como uma grande homenagem à cantora que até então não se pronunciou. Mas acredito que ela esteja honrada e orgulhosa, por essa criativa e longa declaração amorosa.

Ivete Sangalo tomou conhecimento do fato e também posou com os elepês.
Bem que, para o artista é uma forma de cultuar a sua musa e perpetuar o seu trabalho artístico, a sua poética. O reconhecimento entre seus pares é o mais importante. Isso ele já conquistou. Bravo, Arthur!

Para fechar seu trabalho com a alegria que lhe é peculiar, o performer - juntamente com os 150 elepês de Gal é claro! - está convidando as pessoas que o acompanharam nessa ação, para uma pequena caminhada que sairá do seu novo "recanto" localizado na Ladeira dos Aflitos,no dia 11.12, às 17h, em direção ao Museu de Arte Moderna - MAM, para brindar o RECANTO de Gal Costa e o pôr do sol da nossa maravilhosa Baía De Todos Os Santos.

Dê uma espiadinha no blog de Arthur, diariamente o artista registra todo o movimento da performance no www.elepesdegal.blogspot.com
Eu já levei os elepês de Gal para passear e você?



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

05 de dezembro - Poesias


Aula de hoje: "A máquina de escrever poesias"




ParticipAÇÃO de Raimundo Bida


Andrés Murillo e Virgínia lages

Tudo é singular... dói

domingo, 4 de dezembro de 2011

04 de dezembro - Rejunte

Hoje é dia de botar a mão na massa para preparar o novo recanto!



 Tá chegando o dia da mudança!


"...O sol, luz perpendicular
do outro lado azul do muro..."