No dia 27 de maio, andando pela Praça do Campo Grande em Salvador, parei para ver o movimento dos fãs de Ivete Sangalo que se aglomeravam na entrada do condomínio onde mora a cantora. Lembrei dos anos 80 e do sucesso popular de Gal Costa, que morava no mesmo prédio. Frevos no carnaval, programas de TV, capas de discos... Imaginei os fãs de Ivete exibindo LPs como estandartes, ilustrando e colorindo aquela tietagem performática. Pensei em entrar no meio deles com meus colegas da UFBA empunhando vinis de Gal Costa... Desde esse dia passei a levar os elepês de Gal para passear comigo, para que respirem novamente os ares das ruas onde, em outros tempos, transitavam das lojas para as casas, das casas para as festas, para outras casas, escolas... Além da arte e da perfomance, confesso que essa ação consiste basicamente em algo que não cabe em mim sozinho e por isso divido, tornando-me exposição ambulante pelas ruas das cidades e convidando as pessoas para interAÇÕES originais onde quer que estejam e sem manual de instruções. A ação terminou quando a musa lançou seu disco "recanto" em dezembro de 2011.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

27 de junho

Depoimento para o I Circuito Regional de Performance BodeArte em Natal 
de 04 à 09 de julho de 2011.
http://circuitobodearte.blogspot.com/


Sou carioca e moro em Salvador desde 2009, quando entrei na Escola de Belas Artes da UFBA.
Ainda que minha curiosidade e inspiração sempre estivesse no nordeste, entendi que somente a vivencia faria sentido para tudo que buscava em minha produção. Artistas como Ayrson Heraclito, Zmário e Paulo Bruscky são exemplos da fusão arte-vida-tempo-espaço que me inspira e justifica essa troca da centralizada cena artística RJ/SP pela pluralidade nordestina que briga por mais espaço no resto do Brasil.
Já trabalhava com performance para vídeo e fotografia, mas pude entender realmente o que eu produzia quando cheguei em Salvador.
Convidei dois amigos da Escola de Belas Artes, Gabriel Guerra e Carol Santana, para participar de um coletivo, o Grupo Mi_Zera (www.grupomizera.blogspot.com) onde vivenciamos arte contemporânea através de ações que caminham juntamente com nossa ideologia, personalidade e expectativas pro futuro como jovens artistas brasileiros.
Vivemos um momento em que surgem diversos coletivos de performance, confirmando uma preferencia atual por essa linguagem onde artistas do mundo inteiro expressam suas poéticas costuradas em suas próprias vidas e ao mesmo tempo em grupo, interagindo não somente com o público, mas com outros artistas. Percebo que festivais e eventos de performance têm sido lugares fundamentais para o pensamento em arte contemporânea.
Essa sempre foi minha relação com a arte. Está em mim o tempo inteiro e não somente quando produzo telas ou esculturas que possam ser expostas em galerias ou comercializadas. A performance é minha poesia visual, uma marca de meu processo artístico que agora as Instituições oficializam, mas que sempre foi visto e percebido por quem me conhece.
A ação "Levando os elepês de Gal para passear" que mostro aqui, ilustra esse depoimento, onde além da arte e da perfomance, confesso que consiste basicamente em algo que não cabe em mim sozinho e por isso divido, me transformando em exposição ambulante pelas ruas das cidades e convidando as pessoas para interAÇÕES originais onde quer que estejam e sem manual de instruções.

Arthur Scovino.



                                              Vídeo de Rogério Veloso
                                          Salvador, 22 de junho de 2011




  



  Despedida dos amigos Luiz Felicio e Lia Britto que voltam para o Rio de janeiro.


               




 Intervenção na pintura do professor Luiz Mario durante aula de técnica com acrílica.


               


    Participação online do Fórum do I Circuito Regional de Performance  BodeArte.










                                                           registros: Arthur Scovino
                                                                                  27 de junho de 2011