No dia 27 de maio, andando pela Praça do Campo Grande em Salvador, parei para ver o movimento dos fãs de Ivete Sangalo que se aglomeravam na entrada do condomínio onde mora a cantora. Lembrei dos anos 80 e do sucesso popular de Gal Costa, que morava no mesmo prédio. Frevos no carnaval, programas de TV, capas de discos... Imaginei os fãs de Ivete exibindo LPs como estandartes, ilustrando e colorindo aquela tietagem performática. Pensei em entrar no meio deles com meus colegas da UFBA empunhando vinis de Gal Costa... Desde esse dia passei a levar os elepês de Gal para passear comigo, para que respirem novamente os ares das ruas onde, em outros tempos, transitavam das lojas para as casas, das casas para as festas, para outras casas, escolas... Além da arte e da perfomance, confesso que essa ação consiste basicamente em algo que não cabe em mim sozinho e por isso divido, tornando-me exposição ambulante pelas ruas das cidades e convidando as pessoas para interAÇÕES originais onde quer que estejam e sem manual de instruções. A ação terminou quando a musa lançou seu disco "recanto" em dezembro de 2011.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

11 de agosto - Época ( Ivete Sangalo )


ÉPOCA

mente aberta
11/08/2011 - 16:23 - ATUALIZADO EM 11/08/2011 - 18:20
Ivete Sangalo adere à campanha “Levando os discos de Gal para passear”
A performance do artista plástico Arthur Scovino foi divulgada por ÉPOCA e conquistou a cantora, que é vizinha de Gal em Salvador
DANILO CASALETTI

APOIO Ivete segura os discos Minha vozBaby Gal eFantasiaFoto: Samuel de Assis
Em julho, ÉPOCA publicou uma reportagem sobre a performance do artista plástico Arthur Scovino, que, desde de maio, carrega os LPs da cantora Gal Costa por onde quer que vá. Seus passeios são devidamente registrados e postados no blog http://elepesdegal.blogspot.com/. A ideia, segundo Scovino, é divulgar a extensa obra de Gal, homenageá-la e dividir com os fãs a ansiedade por um novo trabalho (a cantora não lança um disco inédito desde 2006).

Nesta terça-feira (9), o traballho de Scovino ganhou um reforço. E que reforço. A baiana Ivete Sangalo posou com três discos de Gal durante um intervalo das gravações de sua participação na série As brasileiras, escrita por Daniel Filho para a TV Globo, ainda sem data de estreia. Ivete é vizinha de Gal em Salvador.

Quem "aproximou" Ivete dos LP’s de Gal foi o ator Samuel de Assis (o policial Ademir do filme 5X Favela – Agora por nós mesmo), amigo de Scovino. Ele – que gravou junto com Ivete para As Brasileiras – mostrou o projeto para a cantora. Ivete não só elogiou, como fez questão de posar com os discos.

Segundo Scovino, Ivete ligou para parabenizá-lo por seu trabalho e dizer que também é uma admiradora de Gal Costa. Ela teria prometido a ele mostrar a iniciativa para a vizinha famosa. “Eu disse a Ivete que gostaria que outros artistas como Caetano Veloso e Chico Buarque, por exemplo, também tirassem fotos com os discos. Ela prometeu me ajudar”, diz.

Scovino também diz que Ivete fez questão de “defender” seus fãs, dizendo que não é sempre que eles ficam na frente do seu prédio em Salvador. No dia da aglomeração, 27 de maio, era o aniversário de Ivete, por isso eles estavam lá.

O artista plástico Arthur Scovino, que nasceu no Rio de Janeiro, mudou-se para Salvador há dois anos para estudar na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Um dia, ao sair do curso, passou pela Praça do Campo Grande, área nobre de Salvador, e viu uma aglomeração de fãs em frente ao prédio da cantora Ivete Sangalo. Scovino lembrou que no mesmo prédio também mora Gal Costa. Segundo ele, a ideia de levar os discos debaixo do braço, na verdade uma performance artística, nasceu ali. A obra termina no dia em que Gal lançar seu novo trabalho (um disco com músicas inéditas de Caetano Veloso), previsto para setembro. Depois, as fotos de Scovino, amigos, fãs e famosos vão virar uma instalação. A pose de Ivete com os LPs de Gal certamente vão ganhar seu espaço na exposição.

PASSEIOS Scovino sentado ao lado da estátua do poeta Vinicius de Moraes, em Salvador (à esq), e segurando os discos de Gal no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro
Época : http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI256794-15220,00-IVETE+SANGALO+ADERE+A+CAMPANHA+LEVANDO+OS+DISCOS+DE+GAL+PARA+PASSEAR.html

iBahia : http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/ivete-participa-de-campanha-de-artista-plastico-e-posa-com-obras-de-gal-costa/


Quando eu digo que Ivete Sangalo é a Gal Costa da minha infância, é disso que estou falando:



Show "Festa do Interior" 1982
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Colagem:
" Le Gal"

                                                                             Scovino

----------------------------------------------------------------------------------------
ParticipAÇÕES enviadas por email:
Katia Jorgensen RJ- Lindeza!

 
André e Amanda, Campina Grande- PB

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

blogs:


11 de agosto, 2011