No dia 27 de maio, andando pela Praça do Campo Grande em Salvador, parei para ver o movimento dos fãs de Ivete Sangalo que se aglomeravam na entrada do condomínio onde mora a cantora. Lembrei dos anos 80 e do sucesso popular de Gal Costa, que morava no mesmo prédio. Frevos no carnaval, programas de TV, capas de discos... Imaginei os fãs de Ivete exibindo LPs como estandartes, ilustrando e colorindo aquela tietagem performática. Pensei em entrar no meio deles com meus colegas da UFBA empunhando vinis de Gal Costa... Desde esse dia passei a levar os elepês de Gal para passear comigo, para que respirem novamente os ares das ruas onde, em outros tempos, transitavam das lojas para as casas, das casas para as festas, para outras casas, escolas... Além da arte e da perfomance, confesso que essa ação consiste basicamente em algo que não cabe em mim sozinho e por isso divido, tornando-me exposição ambulante pelas ruas das cidades e convidando as pessoas para interAÇÕES originais onde quer que estejam e sem manual de instruções. A ação terminou quando a musa lançou seu disco "recanto" em dezembro de 2011.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CONVITE - AÇÃO COLETIVA

DOMINGO, 11 de dezembro às 17:00 no MAM-BA.

Gostaria de convidar todos os amigos que acompanharam e participaram dos passeios com os elepês de Gal durante esses seis meses para uma Ação Coletiva no pátio do MAM -BA no próximo domingo, 11 de dezembro às 17:00. Levarei os 150 LPs de Gal que juntei todo esse tempo, saindo do meu novo recanto na ladeira dos Aflitos em direção ao MAM para comemorar o "Recanto" de Gal Costa sobe o pôr do sol na Baía de Todos os Santos. Fotos de Erivan Moraes e Marcondes Dourado. 





meu novo recanto

o recanto de Gal



06 de dezembro - Lançamento do disco "Recanto"


Quando o cd chegará nas lojas em Salvador? Saraiva e Cultura ( as únicas além das Americanas ) disseram que só dia 15...
Enquanto isso, vale essa fotomontagem feita por Gabriel Guerra com o possível vinil "recanto" de Gal Costa, e também, como todo sucesso, os arquivos em MP3 que já rolam nas redes.
Após seis anos sem gravar, finalmente o disco novo de Gal Costa com músicas surpreendentes e letras fortes que só Caetano poderia fazer.  
A partir de hoje não levarei mais os elepês de Gal para passear todos os dias. Sei que não será fácil. Talvez até os leve e só perceba na metade do caminho. Não vou entrar nessa de desapego, de altas reflexões, etc. Se ainda me virem  com os LPs de Gal nos braços não estranhem... A obra está aberta. O "reality show" continua e agora é o momento de curtir os dois  recantos (casa e disco) e preparar a ação coletiva do dia 11 no MAM e outras que estão por vir.  

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

CULTURA página inicial
06/12/2011 - 22:00
ARTHUR E OS ELEPÊS DE GAL COSTA PELA CIDADE DO SALVADOR, P/ LÍGIA AGUIAR


enviar para um amigoimprimirtamanho da letra 


Foto: DIV
Artur Scovino e sua performance pelas ruas da cidade
 
Você já encontrou pelas ruas da cidade, um jovem rapaz, portando antigos elepês de Gal Costa?
Não, ele não quer vender os vinis! Trata-se do artista carioca Arthur Scovino, estudante de artes na Escola de Belas Artes Da UFBA, que realiza a criativa performance  intitulada "Levando Os Elepês De Gal Para Passear..."
A ideia surgiu ao ver uma aglomeração de pessoas, em frente ao prédio onde Ivete Sangalo e Gal Costa moram, no Campo Grande. Eram tietes De Ivete Sangalo, que comemoravam o aniversário da cantora.
Fã incondicional de Gal Costa, Arthur explica: "levo os elepês de Gal para passear comigo, para que respirem novamente os ares das ruas onde, em outros tempos, transitavam das lojas para as casas, das casas para as festas, para outras casas, escolas" acredita o artista.

Incansável, há seis meses, Arthur leva os elepês De Gal para todos os lugares que ele vai, seja para a praia, eventos, bancos, universidade, até mesmo em viagens à convite para dar palestras sobre esse processo artístico.

A performance é também interativa, várias pessoas amigas ou não,personalidades, artistas, transeuntes, amigos que moram em outros países, se deixam fotografar com os Lps.

Para mim esta é uma das propostas artísticas mais criativas dos últimos tempos. Um refinamento de ideias. Em seu teor contém finos ingredientes, que dão o toque essencial a ação: alegria, emoção, reflexão, interação, humor, além dos fatores tempo/espaço, que conduzem todo o processo criativo.

Em sua poética, Artur Scovino, ao mesmo tempo, reúne a sua preferência musical, o prazer, aliadoao propósito artístico.

São quase sete meses que os elepês fazem parte do cotidiano desse performer como se fosse uma extensão do seu corpo, uma exposição ambulante.

Que eu saiba é a mais longa performance que se tem notícia. O término está previsto para o dia 06 de dezembro de 2011, quando Gal Costa lançará o novo álbum musical - após seis anos de jejum musical - intitulado Recanto, produzido pelo Doce Bárbaro Caetano Veloso e sua cria Moreno Veloso. Em março ela levará sua voz aos quatro cantos do país.

Considero a ação como uma grande homenagem à cantora que até então não se pronunciou. Mas acredito que ela esteja honrada e orgulhosa, por essa criativa e longa declaração amorosa.

Ivete Sangalo tomou conhecimento do fato e também posou com os elepês.
Bem que, para o artista é uma forma de cultuar a sua musa e perpetuar o seu trabalho artístico, a sua poética. O reconhecimento entre seus pares é o mais importante. Isso ele já conquistou. Bravo, Arthur!

Para fechar seu trabalho com a alegria que lhe é peculiar, o performer - juntamente com os 150 elepês de Gal é claro! - está convidando as pessoas que o acompanharam nessa ação, para uma pequena caminhada que sairá do seu novo "recanto" localizado na Ladeira dos Aflitos,no dia 11.12, às 17h, em direção ao Museu de Arte Moderna - MAM, para brindar o RECANTO de Gal Costa e o pôr do sol da nossa maravilhosa Baía De Todos Os Santos.

Dê uma espiadinha no blog de Arthur, diariamente o artista registra todo o movimento da performance no www.elepesdegal.blogspot.com
Eu já levei os elepês de Gal para passear e você?