No dia 27 de maio, andando pela Praça do Campo Grande em Salvador, parei para ver o movimento dos fãs de Ivete Sangalo que se aglomeravam na entrada do condomínio onde mora a cantora. Lembrei dos anos 80 e do sucesso popular de Gal Costa, que morava no mesmo prédio. Frevos no carnaval, programas de TV, capas de discos... Imaginei os fãs de Ivete exibindo LPs como estandartes, ilustrando e colorindo aquela tietagem performática. Pensei em entrar no meio deles com meus colegas da UFBA empunhando vinis de Gal Costa... Desde esse dia passei a levar os elepês de Gal para passear comigo, para que respirem novamente os ares das ruas onde, em outros tempos, transitavam das lojas para as casas, das casas para as festas, para outras casas, escolas... Além da arte e da perfomance, confesso que essa ação consiste basicamente em algo que não cabe em mim sozinho e por isso divido, tornando-me exposição ambulante pelas ruas das cidades e convidando as pessoas para interAÇÕES originais onde quer que estejam e sem manual de instruções. A ação terminou quando a musa lançou seu disco "recanto" em dezembro de 2011.

domingo, 14 de agosto de 2011

14 de agosto - dia dos pais

"Mina d'água do meu canto"

   
"Mina d'água do meu canto" foi o primeiro disco de Gal Costa que comprei no formato de CD na semana de lançamento. Compramos dois: um para mim, outro para o presente de dia dos pais.
 Lembro de minha irmã decorando todas as 17 músicas acompanhando o encarte do CD.
 Foi também o último álbum de Gal editado em vinil que saiu com menos quatro faixas: " Milagres do Povo", "O quereres", "As vitrines" e "Quem te viu quem te vê", além de uma versão reduzida de "Odara" com três minutos a menos em relação ao CD. 
É um dado curioso visto que aquele ano de 1995 foi a despedida dos LPs. Eu percebia isso com encantamento pela novidade tecnológica, impressionado com a pureza do som e a quantidade de músicas dos novos álbuns, mas ao mesmo tempo, lamentando o fim do vinil pela perda das dimensões e qualidade das fotografias e por não saber qual seria a terceira faixa do lado B. 
Neste vinil que consegui esse ano, para quem não sabe, a terceira do lado B é "O ciúme", minha preferida!


Existe uma fita basf com uma compilação que eu fiz quando criança chamada: 
"Gal Costa, as Terceiras do Lado B"
:)