No dia 27 de maio, andando pela Praça do Campo Grande em Salvador, parei para ver o movimento dos fãs de Ivete Sangalo que se aglomeravam na entrada do condomínio onde mora a cantora. Lembrei dos anos 80 e do sucesso popular de Gal Costa, que morava no mesmo prédio. Frevos no carnaval, programas de TV, capas de discos... Imaginei os fãs de Ivete exibindo LPs como estandartes, ilustrando e colorindo aquela tietagem performática. Pensei em entrar no meio deles com meus colegas da UFBA empunhando vinis de Gal Costa... Desde esse dia passei a levar os elepês de Gal para passear comigo, para que respirem novamente os ares das ruas onde, em outros tempos, transitavam das lojas para as casas, das casas para as festas, para outras casas, escolas... Além da arte e da perfomance, confesso que essa ação consiste basicamente em algo que não cabe em mim sozinho e por isso divido, tornando-me exposição ambulante pelas ruas das cidades e convidando as pessoas para interAÇÕES originais onde quer que estejam e sem manual de instruções. A ação terminou quando a musa lançou seu disco "recanto" em dezembro de 2011.

domingo, 2 de setembro de 2012

Abertura da exposição dia 04/09 às 19h. Galeria ACBEU - Salvador

                                                                                                                                                     fotografia: Arthur Scovino  Edição: Gabriel Guerra

ParticipAÇÃO de Gal Costa em 15/07/2012 - RJ


LEVANDO OS ELEPÊS DE GAL PARA PASSEAR | ARTHUR SCOVINO


No dia 4 de setembro às 19 horas, acontece a abertura da exposição “Levando os elepês de Gal para passear” de Arthur Scovino, na Galeria do ACBEU.

Tudo começou quando o artista visual viu o alvoroço dos fãs de Ivete Sangalo em frente ao prédio da cantora no Campo Grande. Diante daquela imagem o artista carioca radicado na Bahia foi remetido ao passado, em que fãs empunhavam LPs e pôsteres dos seus artistas favoritos.

Nesse mesmo local que mora Ivete, outra diva da música brasileira vivia: Gal Costa. E foi daí que partiu a ideia da performance “Levando os elepês de Gal para passear”, que dá nome à mostra de Scovino.

Desde o dia que observou aquela aglomeração no Campo Grande, Arthur leva com ele LPs de Gal para passear. A ação durou até o lançamento do novo CD da cantora, “Recanto”. O artista construiu uma relação afetiva com esse saudoso suporte de música, inserindo-o no seu cotidiano e transformando o ato de carregar esses objetos em uma obra de arte progressiva e contemporânea.

A grande curiosidade dessa performance é que o público pode participar. Pessoas de todo o mundo interagiram com o artista durante vários meses enviando fotografias com os LPs de Gal nas mais variadas situações e lugares. Os LPs "passearam" nas praças e ruas de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina, Nova York, Portugal, interior da Bahia, interior de casas e tantos outros espaços.

A exposição é o ponto máximo do projeto de Scovino e reúne registros da participação do público com LPs de Gal Costa, além de novos trabalhos do artista. Do dia 5 ao dia 11 de setembro, uma série de performances continua sendo desenvolvida pelo artista e por convidados das mais diversas áreas artísticas (teatro, música, performance, etc).
Confira a programação e saiba mais um pouco do projeto no site www.elepesdegal.blogspot.com.


Serviço: “Levando os elepês de Gal para passear...” do artista visual Arthur Scovino

Onde: Galeria ACBEU. Av Sete de Setembro, 1883. Corredor da Vitória. Salvador – Bahia – Brasil.

Quando: de 05 a 11 de setembro de 2012 das 14 às 20h (sábado das 16 às 20h).

Abertura 04 de setembro às 19h.

Quanto: evento gratuito.