No dia 27 de maio, andando pela Praça do Campo Grande em Salvador, parei para ver o movimento dos fãs de Ivete Sangalo que se aglomeravam na entrada do condomínio onde mora a cantora. Lembrei dos anos 80 e do sucesso popular de Gal Costa, que morava no mesmo prédio. Frevos no carnaval, programas de TV, capas de discos... Imaginei os fãs de Ivete exibindo LPs como estandartes, ilustrando e colorindo aquela tietagem performática. Pensei em entrar no meio deles com meus colegas da UFBA empunhando vinis de Gal Costa... Desde esse dia passei a levar os elepês de Gal para passear comigo, para que respirem novamente os ares das ruas onde, em outros tempos, transitavam das lojas para as casas, das casas para as festas, para outras casas, escolas... Além da arte e da perfomance, confesso que essa ação consiste basicamente em algo que não cabe em mim sozinho e por isso divido, tornando-me exposição ambulante pelas ruas das cidades e convidando as pessoas para interAÇÕES originais onde quer que estejam e sem manual de instruções. A ação terminou quando a musa lançou seu disco "recanto" em dezembro de 2011.

terça-feira, 5 de julho de 2011

05 de julho - Aeroporto de Guarulhos


 Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Voltando pra Bahia...
Aproveitei as horas de espera no aeroporto para adiantar o memorial de pintura.
Com a nova vitrolinha portátil, a ação acaba se desdobrando em quase uma 
instalação no aeroporto. 
Em algum momento eu ria percebendo o riso 
nas pessoas que passavam. 





...e na coluna Boa Terra de Valdemir Santana no Tribuna da Bahia Online:

Mais vinil para coleção

Os antigos discos de vinil de Gal Costa continuam a fazer um sucesso surpreendente. Mas os discos realmente e não apenas as músicas que ela gravou. Pelo menos depois que Boa Terra noticiou a campanha que o artista performático Artur Scovino faz para eternizar os discos. De todas as mensagens que a coluna recebeu sobre o assunto, uma foi especial.
Foi a reação do radialista José Oswaldo Alves, um dos maiores especialistas em esportes olímpicos no pais, que leu a notícia sobre o blog  lepesdegalcosta.blogspot.com,  mantido pelo artista e principalmente ação de Scovino em colecionar o material e resolveu ajudar. “Tenho discos antigos de Gal Costa e quero dar de presente para a coleção do rapaz. A ação dele é muito interessante”, avaliou.
José Oswaldo também é militante de uma causa cultural. Ele edita o site esporteolimpico e através dele criou a campanha para substituir o termo “esporte amador”, por “esporte olímpico”, e deu certo. As ações oficiais do governo baiano passaram a adotar o termo.



Valdemir Santana 
Boa Terra
Publicada: 05/07/2011 00:44| Atualizada: 05/07/2011 00:43